IDOLATRIA

 

O QUE DIZ A BÍBLIA ACERCA DAS IMAGENS RELIGIOSAS?

 

DEVEM OS CRISTÃOS ADORAR OU DETER IMAGENS RELIGIOSAS?

 

QUAL A OPINIÃO DE  DEUS SOBRE AS IMAGENS DE ÍNDOLE RELIGIOSA?

 

 Um assunto de interesse fundamental para quem deseja ter um bom relacionamento com Deus!

 

 PROJECTO COMPREENDER

 

Neste estudo sobre as imagens religiosas vamos usar textos da Bíblia, extraídos da tradução em Português Moderno. Esta tradução é reconhecida como válida pela maioria das confissões religiosas em Portugal, nomeadamente, a Igreja Católica Romana, a Igreja Ortodoxa ou a Igreja Anglicana.

 

É importante que cada pessoa leia bem o texto Bíblico e retire as suas conclusões quanto a este tema tão importante em Portugal, e nos países de tradição Católica ou Ortodoxa, devido às orientações religiosas enraizadas ao longo de séculos.

 

Não pretendemos ofender qualquer tipo de crença individual, pois respeitamos as ideias de cada um. Apenas temos por intenção mostrar pela Bíblia Sagrada onde está a verdade e onde está o erro, no que diz respeito à posse, veneração ou adoração de imagens religiosas.

 

Vejamos pois o que nos dizem as Escrituras Sagradas.

 

UM DOS MANDAMENTOS MAIS IMPORTANTES DE DEUS

 

Um dos dez mandamentos da Lei de Deus diz:

 

“Não tenhas outros deuses, além de mim. Não faças para ti imagens esculpidas representando o que há no céu, na terra e nas águas debaixo da terra. Não te inclines diante de nenhuma imagem, nem lhes prestes culto, porque eu, o Senhor, teu Deus, não tolero que tenham outros deuses e castigo a maldade daqueles que me ofendem até à terceira e à quarta geração dos seus descendentes. Mas trato com amor, até à milésima geração, aqueles que me amam e cumprem os meus mandamentos.” Êxodo 20.3-6

 

UMA QUESTÃO ESSENCIAL

 

A questão da obediência à vontade de Deus, aos seus mandamentos e leis, ou seja, à sua Justiça, é essencial para que possa haver um bom relacionamento entre cada pessoa e o Senhor Todo-Poderoso.

 

“Não sabem que os injustos não têm parte no Reino de Deus? Não se deixem enganar! Nem os imorais, nem os adoradores de falsos deuses, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os homossexuais, nem os ladrões, nem os gananciosos, nem os bêbedos, nem os caluniadores, nem os gatunos terão parte no Reino de Deus.” 1Coríntios 6.9-10

 

“Aquele que vencer receberá estas coisas em herança. Eu serei o seu Deus e ele será o meu filho. Mas todos os cobardes, os infiéis, os depravados, os assassinos, os desonestos, os feiticeiros, os idólatras e todos os mentirosos terão o seu lugar no lago de enxofre ardente, que é a segunda morte." Apocalipse 21:7-8

 

“Felizes os que purificam as suas vestes, pois que assim têm o direito de comer o fruto da árvore da vida e de entrar pelas portas da cidade. Mas ficarão de fora todos os que são como cães, os feiticeiros, os imorais, os assassinos, os adoradores de falsos deuses e todos os que mentem por palavras e obras.” Apocalipse 22:14-15

 

DEUS ABOMINA ATÉ O MATERIAL COM QUE AS IMAGENS SÃO FEITAS

 

”Ele colocará os seus reis nas tuas mãos e tu farás com que eles nunca mais sejam recordados neste mundo. Ninguém te conseguirá oferecer resistência e tu vais destruí-los a todos. Queima as imagens dos seus deuses, mas não cobices a prata e o ouro, que os reveste. Se te apropriares disso, será uma armadilha para ti porque o Senhor, teu Deus, tem horror a essas coisas.” Deuteronómio 7:24-25

 

A FEITURA DE IMAGENS PARA ADORAÇÃO

 

(imagens religiosas):

 

“"Maldito seja quem fizer um ídolo de material fundido pelos artesãos, para o adorar às escondidas, porque o Senhor tem horror a essas imagens." E todo o povo responderá: "Assim seja!" Deuteronómio 27:15

 

“Ora, tu tens-te comportado pior do que aqueles que reinaram antes de ti. Atiraste-me para trás das costas e provocaste a minha ira, ao fazer ídolos e imagens de metal para os adorarem.” 1Reis 14:9

 

“Foi nessa ocasião que houve grande alvoroço na cidade de Éfeso, por causa do Caminho do Senhor. Um ourives, chamado Demétrio, fazia pequenos modelos de prata do templo da deusa Diana, e o seu negócio dava muito lucro aos que trabalhavam com ele. Então ele reuniu-os todos, juntamente com outros que trabalhavam em ofícios semelhantes, e disse-lhes: "Amigos, vocês sabem que o nosso bem-estar vem deste ofício. Mas vocês têm visto e ouvido o que esse Paulo anda a fazer. Diz ele que os deuses que os homens fabricam não são deuses verdadeiros. Com isso, já convenceu muita gente, não só aqui em Éfeso como em quase toda a Ásia. Isto é muito perigoso, porque não só o nosso negócio corre o risco de cair em descrédito, mas até o templo da grande deusa Diana pode perder toda a fama que tem, e vir a ser desprezada a grandeza desta deusa, que é reconhecida em toda a região da Ásia e em todo o mundo. Ao ouvirem estas palavras, ficaram furiosos e puseram-se a gritar: "Viva a Diana dos Efésios!" Actos 19:23-28

 

“Mostra à cidade que eu, o Senhor Deus, lhe comunico o seguinte: "O teu fim chegou, porque mataste tanta gente dentre o teu povo e te contaminaste na adoração de ídolos. És culpada dessas mortes, e estás contaminada pelos ídolos que fizeste; por essa razão, o teu fim está para breve; por isso, permiti que as outras nações façam troça de ti e te desprezem.” Ezequiel 22:3-4

 

“Os fabricantes de ídolos nada são; as suas imagens preciosas de nada valem e as suas testemunhas nada vêem e nada sabem e assim vão ficar decepcionados. Quem é que fabrica um deus ou faz uma imagem se não é para tirar algum proveito? Todos os seus devotos ficarão confundidos, pois os artistas que os fabricam não passam de homens. Que eles se reunam e compareçam todos: ficarão a tremer e cheios de vergonha. O ferreiro trabalha o metal, leva-o à bigorna e vai-o modelando com o martelo, trabalha-o com os braços robustos; passa fome, cansa-se, não bebe e fica esgotado. Quanto ao que trabalha com a madeira, toma as suas medidas, faz o desenho, desbasta a madeira com o cinzel, modela-a com a lima; dá-lhe o aspecto duma figura humana e depois coloca-a num templo. Põe de reserva um cedro para cortar, escolhe uma azinheira ou um carvalho que deixa crescer entre as árvores da floresta. Ou então planta um pinheiro que há-de crescer com a chuva. Para as pessoas, a sua madeira serve para o lume; apanham-na para se aquecerem ou cozerem o pão. Ou então fazem dela um deus e adoram-no, fabricam uma imagem e inclinam-se diante dela. Queimam no fogo metade da madeira, assam a carne sobre as brasas, comem-na e ficam satisfeitos; ou, então, aquecem-se e dizem: "Como é bom estar quentinho e ver o fogo a arder!" Com a outra metade da madeira fazem um deus, um ídolo que adoram, inclinando-se diante dele e dirigem-lhe esta oração: "Salva-me, pois tu és o meu deus!" Esta gente não compreende nem percebe! Têm olhos para ver e não vêem, têm mente mas não entendem. Não reflectem, não têm o bom senso, nem a inteligência para pensarem: "Queimei metade no fogo, cozi o meu pão sobre as brasas, assei a carne para comer; e vou fazer do resto um ídolo abominável, e inclinar-me diante dum pedaço de madeira?" Esta gente alimenta a cabeça de cinzas, o seu espírito extraviado desencaminha-os. Não conseguem libertar-se, dizendo: "O que eu tenho na minha mão direita não passa de um falso deus."  Isaías 44:9-20

 

A OPINIÃO DE DEUS QUANTO À ADORAÇÃO E ÀS OFERENDAS A IMAGENS:

 

“Eu sou o Senhor; este é o meu nome. A ninguém cedo a minha glória, nem aos ídolos o louvor que me é devido.” Fiquem para trás cobertos de vergonha, os que põem a confiança nos ídolos e que dizem a imagens de metal: "Vós sois os nossos deuses!"  Isaías 42:8-17

 

“Fiquem confundidos todos os que adoram ídolos, todos os que sentem orgulho em deuses inúteis; e todos os deuses se inclinem diante dele!” Salmo 97:7

 

“Que quero eu dizer com isto? Será que a carne oferecida aos falsos deuses tem algum valor? Será que o falso deus é alguma coisa? Não. As ofertas que os não-crentes oferecem são para os demónios e não para Deus. E não quero que vocês estejam em comunhão com os demónios. Não podem beber do cálice do Senhor e do cálice dos demónios. Não podem comer à mesa do Senhor e à mesa dos demónios.” 1Coríntios 10:19-21

 

“Sabemos de facto que o Filho de Deus já veio e que nos deu inteligência para conhecermos o Deus verdadeiro. E nós estamos unidos ao Deus verdadeiro pelo seu Filho Jesus Cristo. Ele é o Deus verdadeiro e é vida eterna. Meus filhos, afastem-se dos falsos deuses.” 1João 5:20-21

 

QUAL A OPINIÃO DE DEUS QUANTO ÀS PROCISSÕES EM HONRA DE IMAGENS:

 

“Os fabricantes de ídolos retiram-se cheios de vergonha, confundidos e cobertos de ignomínia. Mas Israel foi salvo pelo Senhor para sempre. Nunca mais haverá para eles vergonha nem desonra. O Senhor que criou o céu, o Deus que formou a terra e a fez, que não a criou vazia, mas pronta para ser habitada, declara o seguinte: "Eu é que sou o Senhor e mais ninguém.Não falei em segredo, nem em lugar obscuro, não pedi aos israelitas que me procurassem no vazio. Eu, o Senhor, falo de maneira franca, o que anuncio é bem claro. Reunam-se, venham juntar-se aqui aqueles que sobreviveram no exílio. Nada percebem os que levam o seu ídolo de madeira e oram a um deus que os não pode salvar.” Isaías 45:16-20

 

“"E tu, Jeremias, não intercedas por este povo. Não venhas suplicar nem pedir por ele. Não insistas comigo, porque não te escutarei. Não vês o que eles estão a fazer nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém? As crianças apanham lenha, os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha para fazerem bolos, destinados à deusa que chamam Rainha dos Céus. Fazem ofertas de vinho a deuses falsos e provocam-me com tudo isso. Mas será a mim que eles provocam, ou a eles próprios, cobrindo-se de vergonha? Palavra do Senhor! Por isso farei recair a minha indignação sobre este templo, sobre os habitantes, os animais e as plantas, bem como sobre a produção agrícola, — diz o Senhor Deus; a minha ira será como fogo, que ninguém pode extinguir." Jeremias 7:16-20

 

AS PROMESSAS FEITAS ÀS IMAGENS IDOLATRADAS SÃO BOAS ACÇÕES PERANTE DEUS?

 

“Os ídolos dos pagãos são ouro e prata, objectos que os homens fabricam com as suas mãos: têm boca, mas não falam; e olhos, mas não vêem; têm ouvidos, mas não ouvem; e nariz, mas não cheiram; têm mãos, mas não apalpam; e pés, mas não andam; das suas gargantas não sai qualquer som! Que aqueles que os fizeram e crêem neles se tornem semelhantes a esses ídolos.” Salmo 115:4-8

 

“A sua religião não tem valor. Uma árvore é cortada na floresta e trabalhada com o machado pelo artesão. Este ornamenta-a com prata e ouro, seguros com pregos, para não caírem. Tais ídolos são como um espantalho numa plantação de pepinos, e não conseguem falar. Têm de ser transportados, porque não andam por si mesmos. Não tenhas medo deles. Não fazem mal, nem conseguem fazer bem. Ó Senhor, ninguém te pode igualar! Tu és grande como é grande a fama do teu poder!” Jeremias 10:3-6

 

“E à vista destes sinais, os homens sentem-se estúpidos, sem perceber. Os que fazem ídolos, ficam envergonhados, porque esses deuses de metal são falsos e sem vida. São coisas inúteis e desprezíveis; e serão destruídos, quando o Senhor intervier. Mas o Deus de Jacob não é como eles; ele fez tudo quanto existe; a ele pertence o povo de Israel. O seu nome é: Senhor, Todo-poderoso.” Jeremias 10:14-16

 

 QUEM DEVE SER ADORADO?

 

”Jesus respondeu: "Vai-te, Satanás! A Escritura diz: Adorarás o Senhor teu Deus e só a ELE prestarás culto. O Diabo então deixou-o e aproximaram-se alguns anjos que o começaram a servir.” Mateus 4:10-11

 

·        Devem os seres humanos, mesmo os antigos servos de Deus (exemplos: os apóstolos Pedro, Paulo, Tiago, ou a mãe de Jesus, Maria, etc) serem adorados?

 

”Quando Pedro ia a entrar, Cornélio foi ao seu encontro para o receber e inclinou-se até ao chão, como se fosse para o adorar. Mas Pedro ajudou-o a levantar-se e disse: "Põe-te de pé, porque eu sou um homem como tu!" Actos 10:25-26

 

Pedro não aceitou adoração!

 

Se o apóstolo Pedro pudesse ver os milhares de pessoas que diariamente no Vaticano beijam o pé da estátua que, supostamente, o representa, qual seria o seu pavor e escândalo, face a tão má acção?

 

Felizmente o apóstolo Pedro está dormindo na morte, esperando a ressurreição dos justos no dia da vinda de Cristo como Rei, Senhor e Juiz. O mesmo se passa com a adoração a Maria, mãe de Jesus, e aos cultos e devoções realizadas com outros seres humanos.

 

Os adoradores de imagens não concebem que os “santos” sejam deuses. Por isso desculpam-se afirmando que apenas veneram e não adoram. Este subterfúgio não os livra de culpa, porque, afinal, o termo “venerar” quer dizer “render culto”. Além disso, mesmo que os “santos”, como lhe chamam, sejam apenas intermediários, mediadores, semideuses ou deuses subalternos, são colocados no lugar da Divindade, porque todo o ser a quem se dirige a mais insignificante prece, mesmo como mediador, nunca deixa de ser um “deus”. O Deus verdadeiro e único, exige para ele exclusividade de culto.

 

·        Os seres celestiais (Anjos) devem ser adorados?

 

“Então um anjo disse-me: "Escreve: Felizes os convidados para a festa de casamento do Cordeiro!" Depois acrescentou: "Isto é verdadeiramente Palavra de Deus. Então eu caí aos seus pés para o adorar, mas o anjo disse-me: "Não! Isso não! Eu estou ao serviço de Deus como tu e como os teus irmãos que guardam o testemunho de Jesus. A Deus é que tu deves adorar." Pois dar testemunho de Jesus é a força da nossa pregação.” Apocalipse 19:9-10

 

”Eu, João, é que ouvi e vi todas estas coisas. Depois de as ter ouvido e visto, caí aos pés do anjo que mas mostrava, para o adorar. Mas ele disse-me: "Não faças isso! Eu estou ao serviço de Deus como tu e como os teus irmãos, os profetas, e como todos os que acreditam nas palavras deste livro. Deus é que tu deves adorar." Apocalipse 22:8-9

 

Nos nossos dias, o culto aos anjos tem tido um grande reavivamento, principalmente através dos movimentos da “Nova Era” (New Age). Tal prática ou devoção é condenada por Deus, não sendo mais do que um engano terrível.

 

·        Jesus Cristo, o Filho de Deus, deve ser adorado?

 

“Nisto, o próprio Jesus foi ao encontro delas e saudou-as. Então elas aproximaram-se dele, agarraram-se-lhe aos pés e adoraram-no.” Mateus 28:9

 

“Jesus soube depois que tinham expulsado o homem da casa de oração. Procurou-o e disse-lhe: "Tu acreditas no Filho do Homem?" Ele perguntou-lhe: "Senhor, quem é ele, para que eu acredite?" Respondeu-lhe Jesus: "Já o viste. É aquele que está a falar contigo." Então ele inclinou-se diante de Jesus e exclamou: "Eu creio, Senhor!" João 9:35-38

 

“Por isso, Deus elevou Jesus acima de tudo e lhe deu o nome que é o mais importante de todos; para que em sua honra se ponham em adoração todas as criaturas: no céu, na terra e debaixo da terra; e para que todos proclamem, para glória de Deus Pai: JESUS CRISTO É O SENHOR!” Filipenses 2:9-11

 

Jesus Cristo, Filho de Deus e Verbo de Deus encarnado, deve ser alvo da nossa adoração espiritual. No entanto, tal não legitima a feitura de imagens representando Jesus Cristo (crucificado ou não), nem mesmo em cruzes penduradas ao pescoço, que representam um falso símbolo cristão, pois têm origem nos cultos pagãos anteriores ao próprio Cristo. Pois foi o próprio Jesus, Palavra de Deus, que transmitiu aos seus servos todas as instruções contrárias à feitura de imagens para adoração. Adorar Jesus é fazer a sua vontade. Retratar Jesus numa imagem é um crime mortal que sofre a condenação do juízo divino. Se quiser saber mais sobre a pessoa de Jesus, peça o nosso trabalho: "Jesus Cristo, e vós quem dizeis que eu sou?”.

 

·        Deus, o Pai Celestial, deve ser adorado?

 

“Porém, chegou o tempo, em que todo aquele que adora o Pai como deve ser, o deve adorar espiritualmente e com verdade. Assim é que o Pai quer que o adorem. Deus é espírito e os que o adoram devem fazê-lo espiritualmente e com verdade." João 4:23-24

 

 HOJE É TEMPO DE ABANDONAR TOTALMENTE AS IMAGENS E CONFIAR NO VERDADEIRO DEUS.

 

AMANHÃ PODE SER TARDE DEMAIS, POIS JESUS VIRÁ COMO REI E JUIZ, E TODA A INJUSTIÇA SERÁ CONDENADA E ERRADICADA.

 

“O país está cheio de ídolos. As pessoas adoram os deuses que eles mesmos fabricaram com as suas próprias mãos. Todos os que assim procedem serão abatidos e humilhados. Não lhes perdoes, Senhor! Escondam-se no meio das rochas e metam-se nas tocas da terra, quando o Senhor aparecer de rosto irado e com o esplendor terrível da sua majestade. Virá o dia em que os orgulhosos serão abatidos e os soberbos humilhados. Só o Senhor será vitorioso! Virá o dia em que o Senhor Todo-Poderoso vai humilhar o que é orgulhoso, soberbo e altivo; todos os que pensam ser como os cedros do Líbano, altos e magnificentes ou como os carvalhos de Basã; todos os que pensam ser como as altas montanhas ou como as colinas elevadas; todos os que pensam ser como as altas torres ou como as muralhas inacessíveis; todos os que pensam ser como os grandes navios de Társis ou como os barcos de luxo. O orgulho das pessoas será humilhado e a sua altivez será esmagada. Naquele dia, só o Senhor será vitorioso. E todos os ídolos desaparecerão. Escondam-se nas cavernas das rochas e nos buracos da terra, quando o Senhor aparecer com o rosto irado e com o esplendor terrível da sua majestade, quando ele se levantar, enchendo a terra de terror. Naquele dia, todos lançarão aos ratos e aos morcegos os seus ídolos de ouro e prata, que fabricaram para adorarem; irão enfiar-se nos buracos das rochas e nas fendas dos penhascos, para se esconderem do Senhor que aparece de rosto irado e com o esplendor terrível da sua majestade, quando ele se levantar, enchendo a terra de terror.” Isaías 2:8-21

 

“Que têm os falsos deuses a ver com o templo de Deus? É que nós somos templos do Deus vivo. Com efeito, Deus disse: Habitarei no meio deles e viverei com eles: serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” 2Coríntios 6:16

 

Lembramos novamente que todos os textos expostos neste trabalho foram extraídos da tradução da Bíblia que é aceite pela grande maioria das confissões ditas cristãs.